Siga-nos no Instagram: @fluindomoda

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Curiosidade: os postes giratórios das barbearias

Quem acompanha moda e lifestyle está percebendo que alguns costumes estão sendo retomados ao nosso dia a dia. Um desses costumes - que apesar de tradicional - vem crescendo a cada dia, o de ir ao barbeiro. Afinal a barbearia desde muito tempo atrás vem sendo o lugar para cuidar da aparência masculina, a diferença é que hoje a beleza masculina é cuidada com toda pompa. 

Recentemente eu fui na inauguração de uma barber shop, a Casanova (veja aqui). Apesar de não gostar muito de ambientes muito masculinos como é uma barbearia, fiquei com muita vontade de frequentar. Mas uma única e exclusiva coisa me chamou a atenção, o poste giratório com as faixas azul, vermelha e branca. Eu fui atrás disso e conto pra vocês.

O poste giratório:

Além de ter uma história não muito agradável de se ouvir, o que não tira seu peso de tradição e curiosidade. Esse poste giratório é o item característico de toda barbearia. 

Desde os tempos medievais, os barbeiros tinham tamanha importância que eram comparados a médicos e dentistas e por muito tempo exerciam funções semelhantes - praticavam pequenas cirurgias, extrações de dentes e sangrias. A sangria é o principal ato que deu origem ao objeto de simbolização. Quando solicitado o paciente era instruído para que segurasse firme num poste, para que o barbeiro-cirurgião realiza-se os cortes. Sob os pés do paciente havia vasilhas para onde escorria o sangue. Para ajudar a limpar e conter o sangue pelo corpo utilizavam bandagens de tecidos brancos, que eram lavados e ficavam por secar nos próprios postes.

Assim os postes giratórios das barbearias representam os postes onde as pessoas seguravam e as listras de bandagem para secar. As cores azul e vermelha foram acrescentadas, sendo a cor azul o sangue venoso e a cor vermelha o sangue arterial. A parte cromada na parte de baixo representa vasilhas utilizadas, onde era depositado o sangue.


Já era sem tempo, em 1163, o clero da época baniu a pratica médica das barbearias, definindo e discriminando a função que cada profissional deveria exercer. Assim os barbeiros deveriam usar apenas as listras azuis e brancas no poste, porém em referência as cores da bandeira americana muitos ainda continuaram a usar as três cores.



Bacana essa curiosidade, não é? Não se esqueça que nada é por acaso, tudo tem seu significado.

Siga-nos no IG @fluindomoda. 

Ualá! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, você entende de moda!!